fbpx
Banner notícias
Notícias

Quem é Carlos Decotelli, 3° ministro da Educação de Bolsonaro em menos de um ano e meio


Por Adriano Salgado • 27 de junho de 2020

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (25) seu novo ministro da Educação: Carlos Decotelli, oficial de reserva da Marinha, será o terceiro ocupante do comando do MEC no atual governo, depois da demissão de Abraham Weintraub e de Ricardo Vélez.

A nomeação de Decotelli é vista como mais um aumento de protagonismo militar no governo Bolsonaro – neste caso, particularmente, da Marinha.  De perfil mais moderado que seu antecessor, Decotelli é um acadêmico e também o primeiro ministro negro de Bolsonaro.

Durante alguns meses no ano passado, entre fevereiro e agosto, ele comandou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao MEC que costuma ser alvo de disputas em qualquer governo, por gerir um orçamento bilionário (de R$ 55 bilhões em 2019) e ser responsável por financiar alguns dos principais programas da educação básica pública nos municípios, como transporte e infraestrutura escolar.

Um dos programas priorizados na época pelo fundo, o Educação Conectada, ganhou as manchetes meses depois, quando a Controladoria-Geral da União encontrou inconsistências em um edital de R$ 3 bilhões de um pregão para a compra de equipamentos de tecnologia educacional.

Em agosto, Decotelli havia sido demitido do FNDE e alocado para a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), também no MEC.

Perfil

No comunicado oficial em que anunciou a nomeação de Decotelli, Bolsonaro escreveu: “Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”. 
O reitor da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, no entanto, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (26/06), para desmentir a informação dada pelo presidente. “Nos vemos na necessidade de esclarecer que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve, na Universidade Nacional de Rosario, o título de doutor que se menciona nesta comunicação”, declarou o reitor Franco Bartolacci, ao relacionar o tuíte do chefe do Executivo brasileiro. 
O currículo do novo ministro, também consta que ele tem MBA em administração pela FGV/EBAPE/EPGE, que foi criador do curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance e coordenador de Finanças Corporativas Internacionais na FGV. 

A Agência Brasil destaca que ele participa do governo Bolsonaro desde a transição e atuou como professor nas Forças Armadas. Também tem passagem como docente por universidades como a Fundação Dom Cabral e a FGV.

Fontes: Correio Braziliense /  BBC Brasil / Agência Brasil

Copyright © 2021 ADUFLA